Um filho que entra e outro que retorna
O Diário Oficial da Prefeitura do Rio desta quinta-feira (02) trouxe duas nomeações que são a cara desta nova administração. Por um lado, Crivella pai nomeou Crivella filho como seu secretário da Casa Civil. Por outro, nomeou como assessor o ex-subsecretário de Meio Ambiente Altamirando Fernandes Moraes, que atuou na mesma pasta durante toda a gestão Eduardo Paes e que foi o responsável pela implantação do sistema cicloviário da cidade (isso mesmo, CICLOVIAS. Isso traz recordações? Pois é).
Com a nomeação do filho quase homônimo, e a subsequente nomeação do até então secretário da Pasta, Ailton Cardoso da Silva, para chefe de gabinete – a então chefe de gabinete, Margarett Rose, foi nomada em cargo de assessora -, Crivella pai dá mostras claras de caráter centralizador. O prefeito criou um “núcleo-duro” de pessoas de sua total confiança, ainda que para isso precisasse passar por cima da Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal, que veda a prática do nepotismo na administração pública.
Já com a nomeação do ex-subsecretário de Meio Ambiente, Crivella mostra que continua
trazendo de volta nomes já conhecidos do mundo da gestão pública – e política – do estado. Altamirando, engenheiro civil e professor da Coppe, foi subsecretário de Eduardo Paes durante seus dois mandatos, mas antes ele já figurava entre os quadros do PMDB. Ele foi diretor de Planejamento da Empresa de Obras Públicas do Estado, a Emop, entre os anos de 2007 e 2008, onde coordenou os PACs da Rocinha, de Manguinhos e do Alemão. Altamirando também trabalhou na extinta Serla, na Cedae, na Secretaria Municipal de Obras e na Rio-Urbe, sempre em áreas ligadas a licitações, finanças e coordenação administrativa. Para quem não queria compactuar nem reaproveitar nada dos gestores anteriores, até que Crivella está repensando bastante suas prioridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário