Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2018


Assessora citada por prefeito em reunião secreta vira meme na internet

Por: Aline Macedo em 06/07/18 11:08



Meme com o nome da poderosa assessora de Crivella
Meme com o nome da poderosa assessora de Crivella
A "assessora mágica" de Marcelo Crivella (PRB), Márcia, caiu no gosto dos internautas.
Em uma reunião (quase) secreta no Palácio da Cidade, o prefeito deu o telefone da moça a pastores e líderes religiosos, dizendo que ela poderia resolver vários problemas, inclusive acelerar os trâmites para cirurgias de varizes e catarata.
Com tantas utilidades assim, a assessora já virou meme — até mesmo funcionária daquele posto onde, segundo a propaganda, se encontra de tudo.

Piada com a assessora de Crivella capaz de dar um encaminhamento rápido para cirurgias de catarata
Piada com a assessora de Crivella capaz de dar um encaminhamento rápido para cirurgias de catarata
A propaganda de posto de gasolina deu origem a mais um meme
A propaganda de posto de gasolina deu origem a mais um meme

Até mesmo o velho meme com a capa de um disco antigo de Chico Buarque foi reciclado para a brincadeira.

Até o velho meme de Chico Buarque entrou na brincadeira
Até o velho meme de Chico Buarque entrou na brincadeira

E deve ser isso mesmo, já que o prefeito não economizou nos elogios:
"Na prefeitura, estamos fazendo mutirão da catarata. A Márcia trabalha comigo há quinze anos. Ela conhece os diretores de toda a rede federal, Ipanema, Lagoa, Andaraí, Bonsucesso, do Fundão, ela conhece os diretores de todos os hospitais da rede municipal que eu já apresentei a ela, que já vieram e almoçaram conosco, de maneira que ela me representa em todos esses setores, Miguel Couto, Souza Aguiar, Lourenço, Salgado, Piedade e por aí afora. Nós estamos fazendo o mutirão da catarata. Contratei 15 mil cirurgias até o final do ano. Então se os irmãos tiverem alguém na igreja com problema de catarata, se os irmãos conhecerem alguém, por favor falem com a Márcia. É só conversar com a Márcia que ela vai anotar, vai encaminhar, e daqui a uma semana ou duas eles estão operando".

Peculato é o fato do funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de coisa móvel pertencente à administração pública ou sob a guarda desta (a qualquer título), e dela se apropria, ou a distrai do seu destino, em proveito próprio ou de outrem.
O Art. 312 do Código Penal Brasileiro tipifica o peculato como "apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio". Além de, não tendo a posse, mas valendo-se da facilidade que lhe proporciona o cargo, subtrai-o ou concorre para que seja subtraído em proveito próprio ou para alheio.

Modalidades

Três são as modalidades:
  • Peculato-apropriação, o funcionário público se apropria do dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular de que tem o agente a posse em razão do cargo;
  • Peculato-desvio, o funcionário público aplica ao objeto material destino diverso que lhe foi determinado, em benefício próprio ou de outrem;
  • Peculato-furto, o funcionário público não tem a posse do objeto material e o subtrai, ou concorre para que outro o subtraia, em proveito próprio ou alheio, por causa da facilidade proporcionada em razão do cargo.

Pena

De acordo com o Art. 312 do Código Penal Brasileiro, na forma dolosa o peculato resulta em reclusão, de dois a doze anos, e multa. Em sua forma culposa, detenção, de três meses a um ano, sendo que nesta modalidade, a reparação do dano pode extinguir a punibilidade, ou reduzir a pena, de acordo com o caso.[4]
O Art. 375 Código Penal Português define de maneira semelhante o crime de Peculato e faz-lhe aplicar, genericamente, uma pena de 1 a 8 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário